Blog do professor Jean Mourão

BLOG DO PROFESSOR JEAN MOURÃO

sábado, 31 de dezembro de 2011

Do céu ao inferno em 10 anos, euro completa uma década.

Lançada em janeiro de 2002 para fortalecer a Zona do Euro, a moeda comum perdeu força após o superendividamento de países como a Grécia, onde a violência tomou as ruas contra a união monetária. Símbolo da Europa em frangalhos, moeda enfrenta sua pior fase, sem motivos festa e sob fortes protestos.

Para os especialistas 2012 será o grande teste para a unidade dos 17 países que até agora aderiram à moeda comum, tendo nos bastidores um confronto entre a maior potência do grupo, a Alemanha, e o quarteto apelidado de sul da Europa — Espanha, Portugal, Grécia e Itália. Os economistas duvidam que a moeda única acabe. Mas todos admitem que o clube do euro está, enfim, muito mais exigente com seus sócios.

Veja aqui o texto completo.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Brasil supera Reino Unido e se torna 6ª maior economia.


BBC

O Brasil deve superar o Reino Unido e se tornar a sexta maior economia do mundo ao fim de 2011, segundo projeções do Centro de Pesquisa Econômica e de Negócios (CEBR, na sigla em inglês) publicadas na imprensa britânica nesta segunda-feira.

Segundo a consultoria britânica especializada em análises econômicas, a queda do Reino Unido no ranking das maiores economias continuará nos próximos anos com Rússia e Índia empurrando o país para a oitava posição.

O jornal "The Guardian" atribui a perda de posição à crise bancária de 2008 e à crise econômica que persiste em contraste com o boom vivido no Brasil na rabeira das exportações para a China.

O "Daily Mail", outro jornal que destaca o assunto nesta segunda-feira, diz que o Reino Unido foi "deposta" pelo Brasil de seu lugar de sexta maior economia do mundo, atrás dos Estados Unidos, da China, do Japão, da Alemanha e da França.

Segundo o tabloide britânico, o Brasil, cuja imagem está mais frequentemente associada ao "futebol e às favelas sujas e pobres, está se tornando rapidamente uma das locomotivas da economia global" com seus vastos estoques de recursos naturais e classe média em ascensão.

Um artigo que acompanha a reportagem do "Daily Mail", ilustrado com a foto de uma mulher fantasiada sambando no Carnaval, lembra que o Império Britânico esteve por trás da construção de boa parte da infraestrutura da América Latina e que, em vez de ver o declínio em relação ao Brasil como um baque ao prestígio britânico, a mudança deve ser vista como uma oportunidade de restabelecer laços históricos.

"O Brasil não deve ser considerado um competidor por hegemonia global, mas um vasto mercado para ser explorado", conclui o artigo intitulado "Esqueça a União Europeia... aqui é onde o futuro realmente está".

A perda da posição para o Brasil é relativizada pelo "Guardian", que menciona uma outra mudança no sobe-e-desce do ranking que pode servir de consolo aos britânicos.

"A única compensação (...) é que a França vai cair em velocidade maior". De acordo com o jornal, Sarkozy ainda se gaba da quinta posição da economia francesa, mas, até 2020, ela deve cair para a nona posição, atrás do tradicional rival Reino Unido.

O enfoque na rivalidade com a França, por exemplo, foi a escolha da reportagem do site "This is Money" intitulada: "Economia britânica deve superar francesa em cinco anos".

Ranking Mundial da economia:
1º Estados Unidos,
2º China,
3º Japão,
4º Alemanha,
5º França,
6º Brasil.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

População do Pará rejeitam divisão do Estado.


Com a decisão das urnas, o trâmite para a divisão do estado se encerrou junto com o plebiscito. Dessa forma, a Assembleia Legislativa paraense e o Congresso Nacional não precisarão analisar a divisão do território e criação dos novos estados.

domingo, 11 de dezembro de 2011

Saiba sobre o plebiscito que decidirá sobre a tripartição do Estado do Pará.

Como funcionará o plebiscito

Os eleitores deverão responder a duas perguntas:
1. 'Você é a favor da divisão do Estado do Pará para a criação do Estado do Carajás?'
2. 'Você é a favor da divisão do Estado do Pará para a criação do Estado do Tapajós?'



Se a maioria dos paraenses votar contra a emancipação das regiões, o Congresso deve abandonar o projeto.
Se a proposta de criação de um dos Estados ou de ambos for aprovada, a Assembleia Legislativa do Pará terá de elaborar e votar um parecer sobre o assunto, que será encaminhado ao Congresso.

A proposta, então, seria submetida a votação de senadores e deputados e precisaria ser aprovada com maioria em ambas as Casas. Em seguida, caberia à presidente Dilma Rousseff sancionar ou vetar a medida.



Outras Unidades da Federação discutem a possibilidade de novas divisões:
VEJA COMO FICARIA O MAPA DO BRASIL CASO TODAS FOSSEM APROVADAS.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Dicas para fazer a prova do PAS.

Agora que você já se dedicou aos estudos durante o ano todo, é hora de diminuir o ritmo e se preparar para fazer a prova.

Já pensou no que comer no sábado? Ou se a previsão é de chuva no dia da prova? Pois é, essas coisas são essenciais para garantir uma boa prova.

Nas vésperas da prova

Faça apenas revisões e não entre em desespero para tentar aprender muitos conteúdos em poucos dias.

2º Fuja de situações de stress, procurando fazer programas que visam a tranquilidade.

3º Separe o material que vai levar para a prova. O Cespe pede que o candidato leve um documento de identidade com foto, uma caneta esferográfica (preta), separe duas ou três canetas, para evitar contratempos.

4º Não coma nada que não está acostumado, nunca se sabe se pode dar alergia ou indigestão. Também nada de abusar nas frituras e comidas muito gordurosas.

5º Tente conhecer o local onde fará a prova um dia antes da prova, para não correr o risco de se perder e chegar atrasado.

6º Durma cedo! Nada de balada ou papo com os amigos na internet até altas horas da noite na véspera da prova.

No dia e no momento da Prova

Acorde cedo. Para isso coloque o celular, o despertador, o pai, a mãe e o papagaio para te despertar.

2º Nada de abusar no café-da-manhã ou no almoço. Fuja também das gorduras e frituras. Uma massa e uma carne leve, como frango, são uma boa pedida.

3º Leve para a prova todo material necessário (com itens de reservas) e algum alimento (barra de cereais, um chocolate, água) para reposição das energias.

4º Verifique se pegou todo o material. Não se esqueça de deixar em casa o celular ou qualquer outro equipamento de telecomunicação ou eletrônico. O Cespe proibi o uso de qualquer aparelho desse tipo durante a prova.

5º Procure fazer a prova com calma e concentração.

6º Não gaste muito tempo em questões que você sabe que terá dificuldades. Comece pelas questões mais fáceis para garantir estes pontos, deixando as mais complexas por último.

7º Se tiver que "chutar" num teste, faça com inteligência. Deixe de lado as alternativas que você percebe que não podem estar corretas. Ou seja, use a técnica da eliminação e o bom senso.

8º Procure sempre escrever respostas completas e de acordo com o que se pede. Não enrole na resposta, pois você poderá perder pontos importantes.

9º Use todo o tempo disponível e faça uma revisão nas respostas, se tiver tempo. Esta revisão serve para eliminar erros de ortografia ou conteúdos.

10º Em GEOGRAFIA fique atento para:

  • A prova costuma trazer questões que exigem interpretação, o aluno precisa correlacionar diferentes temas e entender o contexto. Não há um conceito abordado de maneira isolada.
  • É preciso prestar atenção em acontecimentos recentes, ler bastante e estar por dentro do noticiário. Fatos que ocorreram até outubro ainda podem entrar na prova.
  • Textos, imagens, mapas, gráficos e infogramas acompanham com frequência as questões. Disso já é possível extrair informações preciosas para se chegar à resposta.

Boa prova!!