Blog do professor Jean Mourão

BLOG DO PROFESSOR JEAN MOURÃO

quinta-feira, 29 de março de 2012

Brics assinam acordo de investimento e comércio em moedas locais


O Brasil, a Rússia, a Índia, a China e a África do Sul se empenharão para ter um banco de desenvolvimento específico para a região do Brics – formado pelos cinco países. Um grupo de trabalho, formado por técnicos das cinco nações, fará os estudos para organizar e montar a instituição financeira. Mas, antes de sua consolidação, a região vai negociar internamente com moedas locais. As decisões foram definidas nesta quinta-feira (29/3) em declaração conjunta assinada pela presidente Dilma Rousseff e pelos presidentes Dmitri Medvedev (Rússia), Hu Jintao (China) e Jacob Zuma (África do Sul), além do primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, no encerramento da 4ª Cúpula do Brics, em Nova Delhi (na Índia).


A presidente disse que a criação do banco é “indício positivo”. Segundo ela, os países do Brics mostram que é possível crescer economicamente, distribuindo renda e gerando empregos. Ela elogiou a iniciativa conjunta de passar a adotar moedas locais nas negociações internas do bloco. “[Os países] Brics são um elemento dinâmico no comércio internacional”, disse. A proposta de criação do banco de desenvolvimento do Brics foi apresentada pelo primeiro-ministro indiano. A ideia é que a nova instituição seja uma espécie de alternativa ao Banco Mundial e ao Fundo Monetário Internacional (FMI). Os detalhes serão fixados pelo grupo de trabalho que organizará sua criação.


Para os negociadores brasileiros, o processo de criação do banco ocorrerá a longo prazo, pois será necessário definir uma série de aspectos, como os termos de referência, a estrutura do organismo, como será integralizado o capital e as práticas de comércio bilateral e multilateral. Os indianos argumentam que o objetivo é estabelecer um mecanismo que permita o financiamento de projetos exclusivamente nos países em desenvolvimento. A presidência da instituição deve ser rotativa entre os cinco integrantes do Brics. Paralelamente, os líderes presentes aos debates deverão reiterar a defesa da ampliação do FMI.


Fonte:www.correiobraziliense.com.br

Veja mais no site da BBC Brasil.

Brics assinam acordo de investimento e comércio em moedas locais




quinta-feira, 22 de março de 2012

22 de março - Dia Mundial da água: veja como economizar esse recurso

sábado, 17 de março de 2012

Geografia em LUTO: Morre o geógrafo Aziz Nacib Ab’Saber


Pesquisador e professor emérito da Universidade de São Paulo, Ab’Saber era referência da geografia em todo o mundo.

Faleceu nesta sexta-feira, dia 16, o pesquisador Aziz Nacib Ab’Saber, aos 87 anos. Um maiores especialistas brasileiros em geografia física e referência da área em todo o mundo, Ab’Saber sofreu um enfarte.

Professor emérito da Universidade de São Paulo – USP, ele é autor de mais de 300 trabalhos acadêmicos. É autor de estudos e teorias fundamentais para o conhecimento dos aspectos naturais do Brasil. Era presidente de honra e ex-presidente e conselheiro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC.

Ab’saber foi autor de publicações importantes nas áreas de ecologia, biologia evolutiva, fitogeografia, geologia, arqueologia e geografia e acumulou prêmios como o Jabuti, Prêmio Unesco pela Ciência e Meio Ambiente, o Prêmio Almirante Álvaro Alberto para Ciência e Tecnologia (1999), concedido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e a Medalha de Grão-Cruz em Ciências da Terra pela Academia Brasileira de Ciências. Tem uma obra extensa sobre os ecossistemas brasileiros e é responsável por criar uma de suas classificações morfológicas.

LEIA MAIS AQUI

quinta-feira, 1 de março de 2012

Geografia Econômica - Setores da Economia

Click aqui e veja um vídeo sobre os setores da Economia

ATIVIDADE ECONÔMICA PRIMÁRIA OU SETOR PRIMÁRIO DA ECONOMIA Denomina-se como Setor Primário os segmentos da economia que produzem matérias primas, como a agricultura, a pecuária, a pesca e o extrativismo mineral. É um grande setor em países subdesenvolvidos: na África , a maioria dos países tem suas populações vivendo de agricultura de subsistência. Em países desenvolvidos, a agricultura tornou-se mais desenvolvida tecnologicamente, mecanizando suas fazendas, ao contrário de técnicas rudimentares manuseadas manualmente.

ATIVIDADE ECONÔMICA SECUNDÁRIA OU SETOR SECUNDÁRIO DA ECONOMIA O Setor Secundário inclui os setores da economia que transformam produtos, como indústrias e construção. Este setor geralmente pega os produtos provindos do Setor Primário e os transformam, ao ponto de servirem para serem usados para outros negócios, exportados ou para serem consumidos por consumidores domésticos. É dividido em indústria leve ou pesada. Muitas destas indústrias consomem enormes quantidades de energia, pois requerem maquinaria pesada para converterem materiais brutos em produtos acabados. Também produzem muito resíduos, que podem ser tóxicos e causar danos ao meio ambiente.

ATIVIDADE ECONÔMICA TERCIÁRIA OU SETOR TERCIÁRIO DA ECONOMIA Setor terciário (também conhecido como setor de serviços ) é aquele que engloba as atividades de serviços e comércio de produtos. É um dos três setores da economia , os outros sendo o Setor Primário (agricultura, extração mineral, etc.) e o Setor Secundário (industrialização). Os serviços são definidos na literatura econômica moderna como “bens intangíveis”. O Setor Terciário envolve as provisões de serviços tanto para outros negócios como para consu
midores finais.