Blog do professor Jean Mourão

BLOG DO PROFESSOR JEAN MOURÃO

sábado, 1 de maio de 2010

Exposição mundial celebra poder chinês


Mostra criada há 159 anos para exibir o domínio do império britânico deve reunir 70 milhões em Xangai, refletindo nova ordem mundial.


O centro e maior símbolo da ocupação estrangeira na China era Xangai, a cidade que a partir de hoje vai será sede da mais extravagante Exposição Mundial já realizada no planeta, para a qual são esperados pelo menos 70 milhões de visitantes, um número recorde. A cerimônia de abertura foi realizada ontem à noite com um megaespetáculo de fogos de artifício, luzes e imagens projetadas na maior tela digital do mundo. A exposição servirá para marcar a espetacular emergência da China, que neste ano deverá assumir o posto de segunda maior economia do planeta, atrás apenas dos EUA.
Com 192 países e 50 instituições internacionais e empresas, a Expo 2010 terá o maior número de participantes da história, mas o feito foi obtido em parte pela decisão do governo chinês de pagar pela construção dos pavilhões de nações pobres. Os países com pavilhões próprios pagaram pela sua construção, incluindo o Brasil. À diferença da Olimpíada, a cerimônia de abertura da Expo 2010, na sexta-feira, teve a presença de poucos governantes estrangeiros, a pedido da própria China. O governo de Pequim sugeriu que eles viajem a Xangai no dia que será dedicado a seu respectivo país nos seis meses de duração do evento. O dia do Brasil será 3 de junho, mas ainda não está confirmada a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Nenhum comentário: