Blog do professor Jean Mourão

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terça-feira, 17 de maio de 2011

Texto para o 3º ano (Geografia do Brasil) Panorama do Comércio Exterior Brasileiro

Em 2010, o comércio exterior brasileiro registrou corrente de comércio recorde de US$ 383,6 bilhões, com ampliação de 36,6% sobre 2009, quando atingiu US$ 280,7 bilhões.
As exportações encerraram o período com valor de US$ 201,9 bilhões e as importações de US$ 181,6 bilhões, resultados igualmente recordes. Em relação a 2009, as exportações apresentaram crescimento de 32,0% e as importações de 42,2%. Estes crescimentos significativos indicam a retomada das vendas externas brasileiras e a recuperação da economia nacional, após a crise econômica global de 2009.
O saldo comercial atingiu US$ 20,3 bilhões em 2010, significando retração de 19,8% sobre o consignado em 2009, de US$ 25,3 bilhões, motivado por um maior aumento das importações em relação às exportações.
Na comparação com 2009, as vendas de produtos básicos cresceram 45,3%, e os semimanufaturados e os manufaturados se ampliaram em, respectivamente, 37,6% e 18,1%. O grupo de produtos industrializados respondeu por mais da metade (55,7%) do total exportado pelo Brasil no ano de 2010.
Do lado da importação, as compras de matérias-primas e intermediários representaram 46,2% da pauta total, e as de bens de capital, 22,6%, demonstrando que a pauta brasileira de importação é fortemente vinculada a bens direcionados à atividade produtiva. As importações de bens de consumo representaram 17,3% e as de combustíveis e lubrificantes, 13,9%. Sobre 2009, a categoria de combustíveis e lubrificantes foi a que registrou maior crescimento, de 51,3%, seguida de bens de consumo (+46,0%), matérias-primas e intermediários (+40,4%) e bens de capital (+38,0%).
Por mercados de destino, destacam-se as vendas para a Ásia. As vendas aumentaram 39,9%, garantindo à região a primeira posição de mercado comprador de produtos brasileiros em 2010, superando América Latina e Caribe e a União Européia, que também registraram aumento expressivo de, respectivamente, 34,6% e 26,7%.
Acesso em 17.07
http://www.mdic.gov.br/sitio/interna/interna.php?area=5&menu=571

Saiba mais:

Comércio Exterior no Brasil


Comércio exterior é a troca de bens e serviços realizada entre fronteiras internacionais ou territoriais. Normalmente representa uma grande parcela do PIB. Até 1960, o Brasil exportava produtos primários como o algodão, cacau, fumo, açúcar, madeira, carne, café (representando 70% das exportações) e outros. Os produtos naturais não manufaturados representavam taxa maior que 95% nas exportações.

Hoje, o Brasil exporta diversos produtos industrializados e semimanufaturados como calçados, suco de laranja, produtos têxteis, óleos comestíveis, bebidas, alimentos industrializados, aparelhos mecânicos, armamentos, produtos químicos, material de transporte e outros chegando a 55% e 65% das exportações.

As importações também sofreram alterações, pois antigamente importava-se quase que totalmente, bens manufaturados, e hoje aproximadamente 40% das importações são matérias-primas, combustíveis, minerais, trigo, carne, bebidas, artigo de informática e telefonia, alguns metais, máquinas, motores e vário outros.

Os principais mercados que o Brasil exporta seus produtos são: União Européia, Estados Unidos, Argentina, Japão, Paraguai, Uruguai, México, Chile, China, Taiwan, Coréia do Sul e Arábia Saudita.

Os principais parceiros que o Brasil importa seus produtos são: Estados Unidos, União Européia, Argentina, Arábia Saudita, Japão, Venezuela, México, Uruguai, Chile, China, Coréia do Sul, Kuwait e Nigéria.

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