Blog do professor Jean Mourão

BLOG DO PROFESSOR JEAN MOURÃO

quinta-feira, 1 de março de 2012

Geografia Econômica - Setores da Economia

Click aqui e veja um vídeo sobre os setores da Economia

ATIVIDADE ECONÔMICA PRIMÁRIA OU SETOR PRIMÁRIO DA ECONOMIA Denomina-se como Setor Primário os segmentos da economia que produzem matérias primas, como a agricultura, a pecuária, a pesca e o extrativismo mineral. É um grande setor em países subdesenvolvidos: na África , a maioria dos países tem suas populações vivendo de agricultura de subsistência. Em países desenvolvidos, a agricultura tornou-se mais desenvolvida tecnologicamente, mecanizando suas fazendas, ao contrário de técnicas rudimentares manuseadas manualmente.

ATIVIDADE ECONÔMICA SECUNDÁRIA OU SETOR SECUNDÁRIO DA ECONOMIA O Setor Secundário inclui os setores da economia que transformam produtos, como indústrias e construção. Este setor geralmente pega os produtos provindos do Setor Primário e os transformam, ao ponto de servirem para serem usados para outros negócios, exportados ou para serem consumidos por consumidores domésticos. É dividido em indústria leve ou pesada. Muitas destas indústrias consomem enormes quantidades de energia, pois requerem maquinaria pesada para converterem materiais brutos em produtos acabados. Também produzem muito resíduos, que podem ser tóxicos e causar danos ao meio ambiente.

ATIVIDADE ECONÔMICA TERCIÁRIA OU SETOR TERCIÁRIO DA ECONOMIA Setor terciário (também conhecido como setor de serviços ) é aquele que engloba as atividades de serviços e comércio de produtos. É um dos três setores da economia , os outros sendo o Setor Primário (agricultura, extração mineral, etc.) e o Setor Secundário (industrialização). Os serviços são definidos na literatura econômica moderna como “bens intangíveis”. O Setor Terciário envolve as provisões de serviços tanto para outros negócios como para consu
midores finais.

Nenhum comentário: