Blog do professor Jean Mourão

BLOG DO PROFESSOR JEAN MOURÃO

sábado, 17 de março de 2012

Geografia em LUTO: Morre o geógrafo Aziz Nacib Ab’Saber


Pesquisador e professor emérito da Universidade de São Paulo, Ab’Saber era referência da geografia em todo o mundo.

Faleceu nesta sexta-feira, dia 16, o pesquisador Aziz Nacib Ab’Saber, aos 87 anos. Um maiores especialistas brasileiros em geografia física e referência da área em todo o mundo, Ab’Saber sofreu um enfarte.

Professor emérito da Universidade de São Paulo – USP, ele é autor de mais de 300 trabalhos acadêmicos. É autor de estudos e teorias fundamentais para o conhecimento dos aspectos naturais do Brasil. Era presidente de honra e ex-presidente e conselheiro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC.

Ab’saber foi autor de publicações importantes nas áreas de ecologia, biologia evolutiva, fitogeografia, geologia, arqueologia e geografia e acumulou prêmios como o Jabuti, Prêmio Unesco pela Ciência e Meio Ambiente, o Prêmio Almirante Álvaro Alberto para Ciência e Tecnologia (1999), concedido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e a Medalha de Grão-Cruz em Ciências da Terra pela Academia Brasileira de Ciências. Tem uma obra extensa sobre os ecossistemas brasileiros e é responsável por criar uma de suas classificações morfológicas.

LEIA MAIS AQUI

Nenhum comentário: