Blog do professor Jean Mourão

BLOG DO PROFESSOR JEAN MOURÃO

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Galera muita atenção para as mudanças nas provas do PAS que serão realizadas em dezembro

A partir da próxima segunda-feira, estão abertas as inscrições para o Programa de Avaliação Seriada (PAS) da Universidade de Brasília (UnB).

O edital vem com novidades para os candidatos. Atenção para as principais mudanças:

  • Cobrança maior do conhecimento de interpretação e escrita da língua portuguesa.
  • A partir de agora, os estudantes farão redação nos três anos de avaliação. Antes, a prova era aplicada apenas na terceira etapa.
  • O texto passa a ter caráter classificatório. Em outros anos, o critério era eliminatório.
  • Além disso, as questões discursivas terão pontuação mínima para o candidato ser aprovado no processo seletivo.

As mudanças não afetarão quem está participando de outros anos do programa. Ficarão restritas aos estudantes do primeiro ano do ensino médio que ingressam em um novo triênio de avaliações. Apesar de o edital ter sido publicado na última sexta-feira, professores e alunos não estranharam a cobrança mais rigorosa das provas escritas. Isso porque, desde abril, a UnB divulgou que a Câmara de Ensino de Graduação da instituição havia aprovado as alterações. “Os colegiados dos cursos de graduação avaliaram o perfil do ingressante desejado e notaram que os candidatos precisavam chegar com maior capacidade de interpretação e escrita da língua portuguesa”, explica a decana de graduação da UnB, Márcia Abrahão.

De acordo com ela, a mudança foi aprovada por unanimidade na UnB porque os alunos de todos os cursos, independentemente da área, apresentam dificuldades na compreensão e escrita de textos, o que pode reduzir o desempenho acadêmico. Os professores do ensino médio também concordam com as alterações. “Com redação nos três anos, saberemos as carências do aluno. Antes, só tínhamos o retorno da UnB na terceira etapa e já era tarde para corrigir porque o estudante estava saindo da escola”, avalia o professor de matemática José de Sousa França Filho.

Gênero textual

As provas serão realizadas em dezembro — dia 3, é a vez dos estudantes do primeiro ano do ensino médio e, 4, os da segunda e terceira séries.

A única falha, segundo os educadores, é o edital não especificar o gênero textual (dissertação, carta e narração, são alguns exemplos) que será cobrado. “Essa lacuna aumenta a tensão dos alunos”, critica Eli Carlos, professor de português. “Ao mesmo tempo, a redação será mais valorizada dentro das escolas”, completa.

Com maior atenção à parte escrita, a UnB vai amenizar a cobrança das questões objetivas. Assim como no vestibular, o candidato precisará, no entanto, acertar mais do que errar. Antes, o estudante precisava atingir, pelo menos, 20% da nota mínima geral dos concorrentes. “É uma maneira de equilibrar a prova”, disse a decana Márcia Abrahão. Outra compensação para os concorrentes do PAS é a possibilidade de recursos para as notas de redação. Antes, eles não eram permitidos, uma vez que o texto era usado como critério de desempate e da sequência da lista de aprovados.

Como a redação passa a ter caráter classificatório, a nota do texto será acrescida no resultado final. No PAS, o texto valerá 10% de cada etapa. Exemplo: se a prova tem 100 pontos, 10 são da redação. No entanto, o aluno precisa tirar nota mínima de 4. No caso do PAS, esse fator será considerado somente na soma das três etapas, o que significa que se o candidato zerar a redação na primeira, ele pode recuperar nas outras duas. Porém, em cada avaliação os pesos serão diferentes.

Os estudantes do ensino médio que estão na terceira etapa do programa, ou seja, na fase final, vão concorrer a 1.737 vagas no câmpus Darcy Ribeiro, 130 na Ceilândia, 140 no Gama e 85 em Planaltina.

fonte:
http://www.correiobraziliense.com.br

Flávia Maia e Kelly Almeida

Nenhum comentário: