Blog do professor Jean Mourão

BLOG DO PROFESSOR JEAN MOURÃO

terça-feira, 30 de março de 2010

Cientistas simulam Big Bang - Prof. Ana Lídia

Cientistas simulam Big Bang em maior experimento da história da física

Especialistas em Física anunciaram nesta terça-feira que conseguiram reproduzir o Big Bang, considerado pelos cientistas como o início do universo, após realizarem o choque de partículas de prótons em altíssima velocidade no equipamento construído no subsolo da fronteira entre a França e Suíça (Grande Colisor de Hárdons, LHC na sigla em inglês).
O LHC foi construído em setembro de 2008 pelo Centro Europeu de Pequisa Nuclear (Cern, na sigla em inglês) e custou cerca de US$ 10 bilhões. As primeiras tentativas de reproduzir o Big Bang ocorreram no mesmo mês, mas foram suspensas por causa de problemas no equipamento. A experiência foi retomada em novembro do ano passado.
O anúncio é tido pelos especialistas como uma nova época da Física moderna, pois o fato pode colaborar na busca por respostas em questões sobre a formação do universo e da matéria.

2 comentários:

Maria Vitória disse...

Profª Ana Lídia,sou do 6ºano (quinta série)e queria saber quando você fará postagens de acordo com a nossa idade,os pedidos de minha sala,foram que adiantasse logo o novo conteúdo,pois a nossa última prova foi sobre fusos horários e eras geológicas.Um beijo!
Mª Vitória-5ªF.

Professora Ana Lídia disse...

Oi Maria Vitória!! Fiquei muito contente pelo interesse do 6º ano, saiba que teremos muitas novidades.
BEIJOS
Prof: Ana Lídia