Blog do professor Jean Mourão

BLOG DO PROFESSOR JEAN MOURÃO

quinta-feira, 11 de março de 2010

Curiosidades: Tornado na Cidade Ocidental - GO

Essa só vendo para crer.
Veja!!!
Tornado atinge área rural próxima à Cidade Ocidental, no Entorno do DF

Um tornado de baixa escala atingiu uma área rural próxima à Cidade Ocidental (GO), no bairro Jardim ABC, na tarde desta terça-feira (9/3). Por volta das 12h, a ventania chegou ao condomínio Espaço Residencial Alphaville e atingiu uma obra arrancou pequenos postes de iluminação, espalhou tábuas e sujeira e chegou a virar dois carros.
Segundo especialista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o vento forte foi um tornado de intensidade baixa, raro na região e de difícil previsão.
Fonte: Correio Braziliense/TV Record
O que é um tornado? Trata-se de uma coluna giratória e violenta de ar que entra em contato com a extensão entre uma nuvem convectiva e a superfície da Terra. É a mais destrutiva de todas as tempestades na escala de classificação dos fenômenos atmosféricos. Se o redemoinho chega a alcançar o chão, a repentina queda na pressão atmosférica e os ventos de alta velocidade (que podem alcançar mais de 500 km/h). Pode acontecer em qualquer parte do mundo, desde que existam as condições certas, mas é mais freqüente nos Estados Unidos numa área confinada entre as Montanhas Rochosas (a oeste) e os Montes Apalaches (a leste).

Nenhum comentário: