Blog do professor Jean Mourão

BLOG DO PROFESSOR JEAN MOURÃO

domingo, 7 de março de 2010

Questões de atualidades - Gabaritadas

Um potente terremoto de magnitude 8,8 atingiu a região central do Chile na madrugada ontem (27/02), sacudindo a capital Santiago por um minuto e meio e desencadeando um alerta de tsunami no Oceano Pacífico. Um forte tremor secundário, ou réplica, do terremoto foi sentido na capital por volta das 7h30, fazendo tremer edifícios, informaram testemunhas. A mídia chilena chegou a afirmar que 85 pessoas teriam morrido em apenas uma região do país, mas o ministro do Interior, Edmundo Perez Yoma, declarou, no final de manhã, que o total oficial, para todo o Chile, pode chegar acima de mil.
Escritório nacional de Emergências do Chile.

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a abrangência do tema por ele focalizado, julgue os itens a seguir.

1. ( ) Fenômenos naturais tais como tsunami e terremoto a cada dia mais freqüentes no globo são resultantes das ações sociais no espaço geográfico.

2. ( ) O tsunami é uma espécie de abalo sísmico que, quando ocorre, nada prejudica a produção de alimento no país atingido.

3. ( ) Apesar do terremoto no Haiti ter sido inferior ao detectado no Chile, este liberou muito mais energia do que aquele, o que não significou que o desastre econômico e social do Chile tenha sido maior do que o do Haiti.

4. ( ) A reconstrução de países depois de catástrofes naturais são importantes atribuições do Banco Mundial, no entanto, sua prioridade no século XX e XXI é a redução da pobreza no mundo.

5. ( ) A frequente presença de terremotos ou tsunami em áreas de instabilidade tectônica está ocorrendo devido ao aquecimento global.

Gabarito:
1. F 2. F 3. V 4. V 5. F

Nenhum comentário: