Blog do professor Jean Mourão

BLOG DO PROFESSOR JEAN MOURÃO

domingo, 7 de março de 2010

Senado aprova entrada da Venezuela no Mercosul


Depois de muita polêmica, o Senado aprovou nesta terça-feira (16/02) o protocolo de adesão da Venezuela ao Mercosul, o que abre caminho para que o país vizinho passe a integrar o bloco econômico. Apesar da oposição ser contrária à adesão da Venezuela no Mercosul, os governistas conseguiram mobilizar senadores da base aliada para aprovar a matéria por 35 votos favoráveis e 27 contrários.

A votação ocorreu depois de várias semanas consecutivas de adiamento. Em menor número, a oposição fez diversos discursos para atrasar a análise da matéria, mas a estratégia não foi suficiente para impedir a votação.

Mesmo com aprovação do protocolo no Senado, o ingresso da Venezuela no bloco econômico ainda não está garantido. O Paraguai não concluiu a análise do tema, o que atrasa as negociações. A Argentina e o Uruguai já aprovaram o protocolo de adesão, mas caberá ao Paraguai definir --uma vez que os quatro países-membros do Mercosul têm que avalizar o ingresso da Venezuela para que o país possa efetivamente integrar o bloco econômico.

A oposição é contra o ingresso da Venezuela no Mercosul por considerar que o presidente do país, Hugo Chávez, coloca em risco a democracia no bloco econômico. Os oposicionistas criticaram, em especial, o fato de Lula já ter anunciado que o Senado iria aprovar o ingresso da Venezuela no bloco econômico.

GABRIELA GUERREIRO da Folha Online, em Brasília

Comentário:

Profº: Rômulo Dumell

O ingresso da Venezuela no MERCOSUL era rejeitado pela oposição por que seu presidente, Hugo Chávez, governa seu país como ditador, sendo assim, coloca em risco a democracia do bloco econômico. Enquanto isso, os governistas, defendem a idéia de que a Venezuela não pode ser penalizada por ter Chávez no poder uma vez que a adesão do país no bloco é uma questão de Estado, e não do atual governo Chávez. Também deve-se levar em consideração que neste período de crise por inúmeros momentos este país foi o principal parceiro comercial do Brasil no bloco.

Questões para refletir:
1. Qual a contribuição da crise econômica global para a adesão da Venezuela no MERCOSUL?
2. Explique porque caberá ao Paraguai a ratificação de adesão da Venezuela ao bloco.
3. Que atitudes foram tomadas nos últimos meses ou anos por Chávez para que a votação de adesão da Venezuela ao bloco fosse sempre adiada.
Aproveite bastante a leitura
Um grande abraço.

Nenhum comentário: